quinta-feira, 14 de abril de 2011

Mi Buenos Aires querida!

No feriadão de Corpus Christi, já temos um destino certo: Buenos Aires, ou BUA´S para os mais íntimos (acho que nos enquadramos nessa categoria, visto que já fomos a terra do tango, 7 vezes)!

Adooooooooooro, tudo por lá, da Recoleta com seu charme aristocratico, a velha-nova Palermo Soho, com seu comércio e restaurantes moderninhos. Mas a parte "velha" da cidade ainda tem seu charme, e aos poucos vão surgindo coisas muito legais, que só nos surpreende. Da Ultima vez, descobrimos um bistro, que sinceramente, foi uma das melhores descobertas em se tratando de gastronomia que fizemos nos ultimos tempos.... Chama-se  LA VINERIA DE GALTERIO BOLIVAR.... me lembro de cada delicia que provamos por lá, como não tirei foto de todos os pratos, busquei algumas no site dos "destemperados" pra vcs. conhecerem as delicias dessa casa, apesar de todos me acharem muito "animada" e até exagerada com as minhas descobertas, podem ter certeza, todos os superlativos escritos aqui, são "pequenos" perto da experiencia de se comer no La Vineria. A delante:



A foto acima serve de lição. Porque certamente se muitos de nós passássemos pela frente desse pequenino restaurante numa área bem antiga e fora do epicentro de San Telmo, torceriamos o nariz e seguiriamos em frente, na busca por um bom lugar pra comer. Mas foi uma grata surpresa!

O ambiente é agradavel e com poucas mesas, por isso a reserva é essencial! 
O Menu é degustação, e os vinhos são harmonizados pelo chef, de acordo com cada prato...
Aceitamos a sugestão do simpático e talentoso sommelier, que se ofereceu para harmonizar o menu que teria 11 inesquecíveis passos.



 Daikiri de maracujá gelado, croquete de espinafre líquido com limão, pão vinagrete, salmão marinado com sal cítrico e um bombom de foie com geléia de tomate. Tudo maravilhoso mas ponto para o croquete de espinafre líquido que simplesmente causa uma explosão incrível na boca.

 huevo-pan-trufa, que consiste em uma delicada lâmina de pão tostado, recheado de gema de ovo poché, suco de asa de galinha, queijo cremoso de ovelha, azeite texturizado de porcini e tapioca.


 Porque somente depois de provarmos essas vieiras e cordeiro com sal cítrico e pure de abóbora, é que soubemos exatamente que parte do cordeiro havíamos provado: língua. Foi melhor ter tomado conhecimento depois mesmo, pq. é simplesmente de babar de tão delicioso!


 Pra manter o padrão de genialidade, não é que o cara me inventa um inigualável salmão branco com creme de ostras e tagliatelle de chá preto! Dos Deuses


 ojo de bife em redução de malbec, com um delicado raviole de nabo recheado de ratatouille. Unbeliveble. Perfeição, teu nome é ojo de bife em redução de malbec.


 cordeiro sem cordeiro. Manja cordeiro sem cordeiro? Trata-se de um tubo de batata frita recheada com ervilha, cenoura, pão e suco concentrado de cordeiro. Do cordeiro, somente a redução. Ou seja, é cordeiro em uma textura diferente. O lance precisa ser levado à boca inteiro e arrastando sua base junto ao prato ovalado, senão o suco de cordeiro e o creme de ervilha espalham-se e perde toda a graça. Ah, e tudo isso numa única bocada, senão também estraga. Alucinante!!


 Pra dar início às sobremesas, começamos com uma curiosa pêra cozida na manteiga protegida por um biscoito de pão de especiarias, e falso caviar de pêra com caramelo anisado. Interessante, mas foi ofuscada pelo que veio na sequencia.


 O que seria isso??? fiquei assustada.... mas só até o momento em que a colher cruzava em minha boca e se desfez o mistério: Um indescritível chocolate em diferentes texturas. Ah, e ali em cima? Uma nuvem de cacau produzida com nitrogênio líquido. Ela precisa ser "curtida" rapidinho senão murcha, alem de saborosa, é divertido comer...

Tudo isso pra dizer que essa experiência cinematográfica e digna de contar para os amigos num blog depois, custou 200 reais por pessoa.

O La Vineria realmente merece todo o sucesso que colhe atualmente. E até seria fácil dizer que somente é o que é em função do tempo em que o chef Alejandro Digilo passou ao lado do Papa Ferran Adrià no El Bulli (o que, convenhamos, nem é mais um diferencial tão confiável assim, já que tem muita gente por aí jogando aos quatro ventos ter trabalhado com o cara quando, na verdade, talvez tenha cortado uma cebola ao lado dele no máximo).
Da próxima vez, que forem p. BUA´s não deixem de conhecer essa maravilha e postem aqui suas impressões.
 La Vineria de Gualterio Bolívar
Bolivar, 865 - San Telmo
Buenos Aires
Fone: (54 11) 4361.4709
www.lavineriadegualteriobolivar.com





Um comentário:

  1. Patty, mesmo sem fotos lindas como as suas, segue uma dica em Bs As:restaurante Tomo I, anexo ao antigao e meio decadente Htl Panamericano, na Carlos Pellegrini, prox. ao Obelisco.O restaurante esta sob o comando de 2 mulheres, desde o climao romantico e silencioso para um jantar especial, ao menu degustaçao, tudo é garantia de uma noite perfeita. Bjs. Izabel Dias

    ResponderExcluir