quinta-feira, 7 de abril de 2011

Não ao Bullying

Hoje pela manhã, estava ouvindo uma reportagem sobre "Bullying", e como sou mãe, me preocupo demais com esse assunto, até pq. várias pessos próximas, tiveram filhos envolvidos com esse assunto.
Me lembro, de quando criança, ter sofrido Bullying de algumas meninas, só pq. eu namorava o filho da dona da escola, elas queriam me bater, me lembro que fiquei com muito medo, sem vontade de ir a escola, até hoje me lembro.
Nas escolas, nos clubes e nos cursos de idioma há, pelo menos, uma criança que é alvo de rejeições. O desajuste infantil - gerado pela sensação de não-pertencimento ao código social - é pretexto suficiente para a chacota geral ou, em muitos casos, é fruto dela. O drama, apesar de não ser recente e de atingir instituições públicas e privadas, somente agora é reconhecido como um distúrbio social a ser combatido por orientadores escolares.
Segundo a psicoterapeuta especializada em terapia infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Existencial do ISECENSA - Campos dos Goytacazes, Cristiana Pizarro, "os alvos, em geral, são pouco sociáveis e detentores de um forte sentimento de insegurança, que os impede de solicitar ajuda, além de não disporem de status, recursos ou habilidade para cessarem os atos danosos contra si".
De acordo com os resultados do programa, os traumas sobre a vítima são complexos e exigem imediatos diagnóstico e tratamento, bem como sua repercussão social. Muitas crianças passam a ter baixo desempenho escolar, resistem a freqüentar a instituição de ensino e abandonam os estudos precocemente. O bullying pode gerar, ainda, casos de depressão e de suicídio entre jovens que não recebem a devida orientação escolar ou familiar a tempo. Já os praticantes do bullying, de acordo com a psicóloga, "tornam-se, muitas vezes, adultos com atitudes violentas e anti-sociais, podendo adotar, inclusive, comportamentos delinqüentes ou criminais".
O problema é que nós pais, ficamos sem saber pra onde correr, pq. geralmente a escola se exime da responsabilidade......
Tá na hora de acabar com isso!
 

Um comentário: