sexta-feira, 13 de maio de 2011

Couro de Peixe = roupas e acessórios Lindos!! vc. imagina??

Imagine o seguinte: no mercado de peixes na cidade de São Luis, no Maranhão, cada pescador desperdiça em media 40 quilos de peixe por dia, por “barraca”. São cerca de 32 barracas na feira toda. Mais de uma tonelada de peixe por dia! Agora, imagina que isso pode ser transformado em fonte de renda para a população e em peças (belíssimas) de roupa? pois é, e cada roupa e acessórios tuuuuuuudo de lindo! vejam só:


roupas bonitas, mas normais né? Vem comigo no zoom
Isso é pescada amarela transformada em couro! Lindo!!

Pescada amarela é um peixe super encontrado no litoral do Brasil e bem usado na nossa gastronomia. Apesar do nome, ele é branquinho-cinza-cor-de-peixe, tá? 100% dos pratos mais saborosos são feitos com carne de filet – que é a parte de dentro do peixe, por isso a pele costuma ficar bem intacta- e todo o resto do peixe acaba sendo descartado.  Foi constatando isso que Jacirene – instrutora do Senai-Maranhão e uma entusiasta no que diz respeito à pesquisas com curtume – teve a brilhante idéia de transformar esse desperdício em produto mais que rentável para a população. “Esse produto retirado do lixo permite a geração de renda e emprego, é eco-sustentável e inovador para o país”, contou Jaci, que já levou vários prêmios pelo projeto para casa. Em setembro, inclusive, é ela quem vai representar o Brasil na Feira Internacional de Invenções e Tecnologia, na China.
A pesquisa para transformar a escama do peixe em couro começou lá em 2005. A princípio, ela precisaria de dornas (tipo, galões gigantes) para conseguir fazer o tratamento adequado, mas como eles eram muito caros (cerca de 15 mil reais), e como a necessidade é a mãe da criatividade, lá se foi Jacirene usando a cuca e materiais alternativos para conseguir o tal feito. “Eu precisava criar um processo que pudesse ser facilmente aprendido pelos pescadores e pela população ribeirinha. Porque só assim o projeto faria realmente sentindo. Então comecei a fazer todo o tratamento do peixe num tanque de lavar roupa. E deu certo!”. Muito legal!

O processo de tratamento – como a gente bem pode imaginar – é longo e tem cerca de 14 etapas. Selecionar o tamanho do peixe, separar a gordura da pele (a gordura é o que dá cheiro ruim, sabia? Por isso esse processo de extração tem que ser muito bem feitinho), hidratar a pele (porque o peixe fica várias horas jogado no gelo ali na feira, isso super seca a pele dele), e por aí vai. até se obter essa belezura daqui:

Tiras do couro da pescada amarela! O tingimento é feito com substâncias naturais! Por exemplo, para conseguir a cor azul, se usa a planta Onil, o vermelho, semente de Urucum, o preto, a nódoa do Pequi (quem tem tonalidade mais escura), para o amarelo, açafrão, e por aí vai…
O kilo da pele do peixe custa 60 centavos. Isso dá mais ou menos quatro dessas tiras, tá? Bom, para “curtir” cada uma delas, o custo é de R$ 5,23 por tira. A venda dela já colorida chega até a R$ 30.  4 peças dessas. Um belo lucro de quase 90% né minha gente? E o bacana é que essa reutilização do peixe pode gerar várias tipos de comércio: da pele do peixe, das tiras de couro e do produto final (roupas, acessórios e sapatos). Olha só que legal: quanto mais óleo você coloca nesse material na hora do tratamento, mais molinho fica! Tipo, se você quer um pedaço para colocar na roupa, mais óleo. Quer usar para fazer uma bolsa estruturada, menos óleo.
A fórmula para transformar a pele do peixe em couro ela já tem. Mas ainda falta a estrutura para conseguir implementar o projeto. “Ainda não comercializamos as peças porque não tenho um suporte perfeito. Usamos muitos produtos químicos, por exemplo, e não temos uma estação de tratamento adequada. Enquanto isso não estiver ok, não produziremos peça para o mercado em larga escala. Afinal, de nada adianta ajudar a população de um lado e a prejudicar de outro, não é mesmo?” Tá certa ela! Ah sim, em determinadas épocas do ano, o governo proíbe a pesca desse peixe (ele paga o salário dos pescadores para que eles não retirem nada dos rios e mares) por conta da piracema – quando os peixes estão se reproduzindo-, assim a espécie não corre risco de extinção. Essa proibição é por conta mesmo da gastronomia, mas acho que valia a pena contar.

O trabalho da Jaricene fantástico. Pela criatividade, pela força de vontade e pelo talento que nem se discute (além de todo tratamento do couro, ela ainda faz o molde das peças, costura e borda tudo!). Ela ainda está em busca de parceiros para colocar o projeto em prática, viu? E ela faz peças sob encomenda também (uma bela opção para um vestido de festa super exclusivo, não?). Quem se interessou pode mandar email no jacirenedesigner@hotmail.com ou ligar para (98) 8808 -9584.

Nenhum comentário:

Postar um comentário