quarta-feira, 25 de maio de 2011

Os 7 segredos da SAÚDE!


Todo mundo soube que fui passar uma semaninha "sabatica" num SPA.... e como disse, foi tuuuuudo de muito bom!
E para que a galera suporte os dias com pouca comidinha, eles acabam mimando a gente com palavras e gestos, um deles, era colocar toda noite, junto com o lanchinho da noite, um cartãozinho com os "SEGREDINHOS" DE SAÚDE, como foram 7 dias, foram 7 segredos....

PRIMEIRO SEGREDO: DORMIR DE NOITE
Somos animais diurnos. Pessoas que vivem distantes dos centros urbanos, como os camponeses, espontaneamente dormem cedo e acordam com o amanhecer. Eles seguem o relogio biologico situado no nucleo supraquiasmatico, no hipotalamo, que determina que é assim o nosso ritmo da natureza.

Com o advento da luz eletrica, corrompeu-se o nosso sensor luminoso e o sono e a vigilia se confundiram.
Quando a gente contraria a natureza, acaba pagando algum preço na chama de nossa vivacidade. Procure dormir de 6 a 8 horas seguidas, para acordar com uma aparencia descansada e a atenção viva. Quando dormimos mal, acordamos com ares de fadiga e tornamo-nos mais sujeitos a desequilibrios energeticos e organicos.

É comum, nos primeiros dias de uma viagem, uma maior dificuldade em iniciar ou aprofundar o sono. Energiticamente, isto está ligado a falta de intimidade com as paredes, com o colchão, o travesseiro e o microcosmo do seu quarto. Então, desfaça a mala, pendure suas roupas no armario, ocupe o espaço, que assim a sua energia chega e , aos poucos, toma conta do ambiente.

É sobretudo, a noite que os nosso fantasmas saem e é aí que afloram a maioria das angustias e compulsões. É comum a fome noturna e o corpo sabe que a comida, principalmente quando em excesso, seda.

Caso sinta insonia, faça a sua ceia frugal, tome um banho morno, aninhe-se, mesmo sem sono. Então, desligue a tv, fique em silencio e ouça os ruidos dessa natureza, que ainda lhe são estranhos, mas amigos.

Aquiete-se, que o sono virá.

Tenha um bom sonho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário