terça-feira, 3 de maio de 2011

Tireóide.......... vc. já viu como está a sua??

Ontem fiz uma visitinha de praxe a minha Endocrino Dra. Ruth Clapauch, que é mega competente, além de ser uma delicadeza de pessoa.

Fui fazer uma revisão, pq. tenho um leve hipotireoidismo, a mais ou menos 2 anos. Não é um bicho de sete cabeças, mas como essas disfunções as vezes passam despercebidas, é interessante fazer um check up anual, é no exame de sangue que se mede os nives de T3 e T4, que são hormonios que controlam o funcionamento dessa glandula.

As vezes, vc. tem dificuldades de emagrecer, perde peso com facilidade, tem queda de cabelo, unhas quebradiças, pele sem viço, e até mesmo falta de "apetite sexual"  e por aí vai, na maioria das vezes, a gente acha que é falta de vitamina, e nem sempre é o caso.....

Tentei resumir ao máximo os tipos de disfunções dessa glandula, vamos lá?

Primiro, a tireóide é uma glândula em forma de borboleta que está localizada no pescoço logo abaixo da região conhecida como “pomo de Adão”.

Qual é a função da tireóide?
A tireóide produz dois hormônios muito importantes para o organismo: o T3 e o T4. Estes hormônios controlam o funcionamento de diversos órgãos e por isso, interferem diretamente em processos como crescimento, ciclo menstrual, fertilidade, sono, raciocínio, memória, temperatura do corpo, batimentos cardíacos, eliminação de líquidos, funcionamento intestinal, força muscular e controle do peso corporal. O funcionamento da tireóide depende da presença de um hormônio chamado TSH produzido pela hipófise. A hipófise é uma glândula do tamanho de uma ervilha localizada na base do cérebro atrás dos olhos.

Que doenças podem acometer a tireóide?
As doenças mais comuns são o hipotireoidismo, o hipertireoidismo, as tireoidites e os nódulos tireoidianos.

O que é o hipotireoidismo? (é esse que eu tenho)
Quando a tireóide fica “preguiçosa”, ou seja, não consegue produzir quantidades suficientes de T3 e T4, temos o hipotireoidismo. O exame de TSH elevado é o mais indicado para confirmar o hipotireoidismo e mostra que a hipófise está tentando estimular a tireóide a funcionar mais. Os sintomas mais freqüentes são desânimo, intestino preso, redução de memória e raciocínio, alterações menstruais, sonolência, ganho de peso, rouquidão, inchaço, sensação de frio, elevação do colesterol, abortos repetidos, queda de cabelo e pele seca. Quando descoberto em sua fase inicial, a pessoa pode ter poucos ou nenhum sintoma. Em crianças, pode causar ainda atraso do crescimento e, se não tratado, deficiência mental importante.
O que causa o hipotireoidismo?
A causa mais comum é a tireoidite crônica de Hashimoto, uma alteração em que anticorpos (anti-TPO) produzidos pela própria pessoa começam a atacar a tireóide destruindo lentamente suas células. Entre outras causas estão deficiência de iodo, cirurgia em que se retira a tireóide, radiação e após alguns tratamentos para hipertireoidismo.

Como é o tratamento?
O tratamento do hipotireoidismo é provavelmente um dos mais gratificantes da medicina, pois é prático, tem baixo custo, controla totalmente os sintomas, não interage com outros medicamentos e não apresenta efeitos colaterais se estiver nas doses corretas. Consiste em uma tomada diária de um comprimido com T4 cuja dosagem será orientada pelo endocrinologista conforme os resultados dos exames que deverão ser realizados em intervalos que variam de 2 a 6 meses. O único inconveniente é que o tratamento deve ser mantido por toda a vida para prevenir a volta dos sintomas e o aumento da tireóide.

O que é o hipertireoidismo?
Quando a tireóide fica “acelerada”, produzindo os hormônios T3 e T4 em excesso, temos um quadro de hipertireoidismo. Exames de T3 e T4 elevados com um TSH baixo geralmente confirmam o diagnóstico. Os sintomas mais freqüentes são tremores, palpitação, arritmias, emagrecimento rápido, aumento de apetite, agitação, insônia, sensação de calor,   
mãos quentes, aumento da região anterior do pescoço, sudorese e fraqueza muscular. Em pessoas idosas, os sintomas podem passar quase despercebidos.

O que causa o hipertireoidismo?
A causa mais comum é a Doença de Basedow-Graves em que anticorpos produzidos pelo própria pessoa começam a estimular descontroladamente a tireóide causando o excesso de hormônios. Nesta doença, além dos sintomas já descritos, os olhos podem ficar salientes e arregalados pois ocorre um inchaço dos músculos que ficam atrás dos olhos. Entre outras causas estão tumores benignos em forma de nódulos produtores de hormônios e o bócio multinodular (aumento da tireóide com vários nódulos).

Como é o tratamento?
O tratamento do hipertireoidismo pode ser feito de três formas: medicamentos, iodo radioativo e cirurgia. A maioria dos tratamentos se inicia com medicamentos e, se houver intolerância, alergia ou efeitos colaterais graves deve ser indicado o iodo radioativo ou a cirurgia. Há tratamentos que podem se iniciar diretamente com o iodo radioativo. A cirurgia para o hipertireoidismo geralmente está reservada para casos em que a tireóide está muito aumentada ou há uma contra-indicação para o iodo radioativo. Após o tratamento, os pacientes com hipertireoidismo podem curar ou evoluir para um quadro de hipotireoidismo.
 
Pronto, é isso aí, fiquem de olho no seu organismo, ele é uma maquina perfeita e como toda maquina, precisa de manutenção.
 
O contato da minha Endocrino - Dra. Ruth Clapauch (Mestre de endocrionlogia da UFRJ e PHD em BIociencias da UERJ) - Tel: 2493.0963/4141.9800 - email draruthclapauch@cremerj.org.br
 
beijos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário