Sempre que abro o face, vejo muitas amigas reclamando da Insonia.
Abrindo uma revista outro dia, me deparei com o mesmo assunto. Vcs. sabiam que a insonia está virando um problema de saúde publica nas grandes cidades brasileiras - e atormenta principalmente as mulheres?
Estresse, depressão e disturbios hormonais são os principais vilões das noites em claro.
Essa é a pesquisa da Unifesp, que concluiu que nas grandes metropoles brasileiras, há um numero cada vez maior de pessoas com o problema.
Existem 3 tipos de insonia classica: A dificuldade de pegar no sono; A incapacidade de mante-lo durante toda a noite e A impossibilidade de voltar a dormir depois de acordar.
Pra variar,nós mulheres somos a maioria entre os que recebem esse diagonostico - e por razões HORMONAIS. "Nos homens, a testosterona é igualzinha todos os dias. Mas as mulheres vivem uma montanha russa de progestereona, estradiol, estrona.... esses hormonios tem atividades no cerebro com variações de sensibilidade, tornando as mulheres mais ou menos vulneraveis ao estresse" explica Dr. Tufik. Fora que pra nós, existem os fatores ansiedade (10% das mulheres) e depressão (20%).
Nos 2 casos, o tratamento é medicamentoso, recurso amparado em tecnologias que evoluem rapidamente. Até a pouco tempo, a falta de sono, era tratada com barbituricos (lembram de Marlyn Monroe?). Depois vieram os hipnoticos benzodiazepinicos, ainda usados em algumas pessoas, mas que causam problemas como dependencia e tolerancia.
Ha cerca de 10 anos, surgiram os hipnoticos nao benzodiazepinicos. Esses remedios, são capazes de oferecer uma noite normal de sono, sem a incidencia de tolerancia e dependencia.
Fora do mundo da tarja preta, existem os metodos de relaxamento, que são os melhores, por serem naturais. Pode parecer riponga, mas os medicos dizem que são super eficientes: MASSAGENS, MUSICAS RELAXANTES, IOGA, TECNICAS DE RESPIRAÇÃO, PENSAMENTO FOCADO EM PAISAGENS TRANQUILAS. Inclusive contar os famosos CARNEIRINHOS...
Mas segundo especialistas, no rol dos herois das noites bem dormdas tambem está ela, a DISCIPLINA. Algumas causas da insonia são surpreendentemente comezinhas, apenas maus habitos. O consumo de estimulantes perto da hora de dormir, como café, refri, chá preto, alcool, cigarro. Ou a ausencia de horarios fixos p. dormir. Ou até mesmo atividades que estimulam seu cerebro a continuar em ação, como assistir tv e usar computador. E até a má ideia de tentar pegar no sono com a luz ligada - pq. a exposição à luz artificial confunde a produção de melatonina, hormonio que induz ao sono e é secretado no escuro.
Se esse esforço civilizatorio não funcionar, sobra uma dica de ouro: procure ajuda o mais rapido possivel, em vez de assumir a dificuldade de pregar os olhos como uma especie de condição, um ado do temperamento. Quem não dorme a noite, sente durante o dia cansaço, ansiedade, muita irritação. Tudo isso compromete o sono da noite seguinte. E assim por diante......
Pra ajudar a ficar bela, o sono é reparador, pensem nisso!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário