domingo, 1 de maio de 2011

O que fazer com as sobras de ovos de chocolate??

O que fazer com as sobras de chocolate da Páscoa? 
Semana passada abri a geladeira, e me deparei com vários pedaços de ovos de pascoa, fiquei pensando e busquei uma receita na internet p. Iracema aproveitar os caquinhos de chocolate, e como amo suflê....

Pois bem, o suflê de chocolate do chef pâtisserie francês Dominique Guerin, que é responsável pelas sobremesas do restaurante carioca Le Pré Catelan , foi eleito pela Veja Rio, a melhor sobremesa da cidade.

Preparado com chocolate meio-amargo, o suflê mais gostoso do Rio de Janeiro é servido com sorbet de framboesa e sorvete de baunilha - acompanhamentos que substituiria por um mix de frutas vermelhas de mirtillo, framboesas e amoras fresquíssimas para tornar a sobremesa menos pesada.

Vamos lá pessoal? E aí segue a receita adaptada pela Iracema...


SOUFLÊ DE CHOCOLATE

Ingredientes
150 g de chocolate meio-amargo
45 g de manteiga, de preferência clarificada
6 claras
65 g de açúcar, de preferência demerara
3 gemas de ovo
Mix de frutas vermelhas: mirtillo, framboesas e amoras

Utensílio necessário
6 potes médios de porcelana, com 10 cm de largura, chamados ramequins
Modo de preparo
Pré-aquecer o forno a 180º. Untar com manteiga e açúcar 6 formas médias de porcelana e colocá-las no freezer. Derreter o chocolate com a manteiga a 40º e reservar. Bater as claras em neve (não muito firmes) com açúcar e adicionar as gemas em seguida, misturando manualmente.
Adicionar a mistura de chocolate com manteiga, rapidamente e manualmente. Encher os potes de porcelana até 1 dedo antes da borda e colocar no congelador até o momento de ir ao forno. Colocar os suflês no forno pré-aquecido por 12 a 15 minutos e servir com um mix de frutas vermelhas e frescas, ao lado dos ramequins. Cuidado: se deixar o suflê por muito tempo no forno ele pode inflar e murchar.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário